A Ouvidoria da FACESB é um órgão de assessoramento administrativo, que atua como elo de ligação entre a comunidade externa e as instâncias das INSTITUIÇÕES, visando assegurar o aperfeiçoamento de suas ações institucionais, a contínua melhoria dos seus processos internos, promover a transparência institucional e estimular o ambiente de gestão democrático-participativo.
Os registros do sistema de Ouvidoria são classificados de acordo com as seguintes categorias:
Informações: manifestações ou recepções de registros que visam obter esclarecimentos ou orientações sobre os serviços prestados pelas instituições ou procedimentos por elas adotados;
Reclamações: manifestações ou registros de desagrado ou protestos acerca dos serviços prestados pelas instituições, decorrentes de uma ação ou omissão;
Críticas: manifestações ou recepção de registros que explicitem uma opinião desfavorável e que devem ser interpretadas como oportunidades de aprimoramento dos serviços e condutas prestadas pelas INSTITUIÇÕES. As críticas que venham acompanhadas de propostas de soluções receberão atendimento prioritário no conjunto das demais;
Elogios: manifestações ou registros que exaltam as boas qualidades e performances do atendimento ou a satisfação para com os serviços prestados, gerando o reconhecimento das instituições e o cumprimento de seus objetivos;
Sugestões: manifestações ou registros que proponham alterações ou modificações de procedimentos adotados pelas instituições, com vistas à melhoria da qualidade dos serviços prestados.
Denúncias: manifestações ou registros, devidamente identificados, que visam dar conhecimento de irregularidades ou atos que descumpram normas legais, tornando-se necessária a imediata comunicação aos órgãos e instâncias competentes, que deverão apreciar a matéria, a autenticidade e veracidade e que devem ser apuradas na forma deliberada pelas instâncias competentes;